O Mundo das Histórias na Educação Infantil

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Histórias através de imagens


Livros com historias através de imagens é um recurso didático-pedagógico que deve ser usado dentro da sala de aula. O uso de pontos, linhas, cores, isto é, o desenho que a historia traz, facilita a interpretação do texto-imagem no aluno. Os alunos podem ser levados a escreverem o que observam nos desenhos, mesmo que não saibam ler ou escrever direito poderão através da figura despertar para esse incentivo. 

Segundo Eisner citado por Araújo (2008, p.30) “A fusão de símbolos, imagens e balões faz o enunciado [...]. Os balões, outro dispositivo de contenção usado para encerrar a representação da fala e do som, também são úteis no delineamento do tempo. Os outros fenômenos naturais [...] representados por signos reconhecíveis, tornam-se parte do vocabulário usado para expressar o tempo. Eles são indispensáveis ao contador de histórias, principalmente quando ele está procurando envolver o leitor”.
Trazemos para vocês a dica do livro AMENDOIM de Eva Furnari :



Trabalhem com seus alunos historias com imagens, pois auxiliará no processo de alfabetização das crianças.
Ah! É essencial não se esquecer de mostrar aos alunos quem é o autor da história. Nesse sentido, vamos conhecer um pouco de Eva Furnari. A autora nasceu em Roma (Itália) em 1948 e chegou ao Brasil em 1950, radicando-se em São Paulo, é uma ilustradora e escritora de livros infantis desde 1980. Tem mais de 50 livros publicados no Brasil e ao longo de sua carreira recebeu diversos prêmios, entre eles, o Jabuti de melhor ilustração em 1991. Por diversas vezes recebeu prêmios da FNLIJ e da APCA recebeu o prêmio pelo conjunto da obra. Esta biografia está no site: http://www.globaleditora.com.br 


ARAÚJO, Gustavo Cunha de, et al. As histórias em quadrinhos na educação:  possibilidades de um recurso didático-pedagógico. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes. Uberlândia - MG, ano 1, n. 2, p. 26-36, jul./dez. 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário